Funcionamento

Informação para as Bibliotecas:

  •  As bibliotecas interessadas em participar no programa de imersão poderão candidatar-se preenchendo o formulário disponível para esse efeito e enviá-lo à CBBU no prazo estabelecido.
  • Podem candidatar-se ao Programa todas as bibliotecas brasileiras de instituições de ensino superior público e privado.
  • Fica ao critério das Bibliotecas a apresentação de programas de imersão, a definição da sua data, duração e número de participantes.
  • A imersão poderá ocorrer numa perspectiva generalista, abrangendo todos os aspetos das rotinas das Bibliotecas ou temas específicos, ou ainda focarem-se em projetos e boas práticas (programas de alfabetização informacional, gestão de bibliotecas, marketing, acesso aberto, acessibilidade, gestão de desenvolvimento de coleções, Repositório Institucional, Periódicos digitais, Obras Raras e Especiais, etc.).
  • Fica sob a responsabilidade da Biblioteca proponente seleção e a aceitação das candidaturas.
  • A proposta apresentada não acarreta, para a instituição hospedeira, quaisquer encargos, além do tempo dedicado ao programa pelos funcionários envolvidos no projeto.
  •  As instituições que acolhem os profissionais deverão facilitar aos visitantes o acesso à biblioteca e outros setores da universidade como cantinas, atividades culturais, etc.
  • No final de cada ação as bibliotecas e deverá preencher o formulário de avaliação e enviar para a CBBU e para o participante que acolheu.
  • As bibliotecas deverão se comprometer em cumprir o estabelecido no plano de trabalho do candidato, podendo promover adaptações em comum acordo.
  • As Bibliotecas assumem o compromisso de garantir a realização do programa proposto desde que atinja o número mínimo de participantes pré-estabelecido.

Informação para os candidatos (visitantes):

  • Todos os interessados em participar do programa poderão inscrever-se preenchendo o formulário disponível para esse efeito e enviá-lo para a CBBU.
  • Os visitantes deverão cumprir um horário de trabalho normal e ter a possibilidade hands on, isto é, acompanhar os trabalhos e atuar diretamente com os funcionários e usuários da biblioteca visitada.
  • Todos os inscritos depois de atingido o número máximo de vagas ficam em lista de espera e serão posteriormente contactados pela biblioteca.
  • Os visitantes deverão respeitar as normas e padrões adotadas pela biblioteca acolhedora.
  • A inscrição num programa de imersão deve ser efetuada apenas quando o candidato tiver asseguradas as condições de participação, para evitar impedir candidaturas de outros interessados.
  • Cada interessado pode apenas inscrever-se em um programas de mobilidade por ano.

PRÉ- REQUISITOS

Para participar do programa o interessado deve estar atuando na sua área de formação em uma biblioteca de instituição de ensino superior, pública ou privada, autorizada pelo Ministério da Educação.

PROCEDIMENTOS INICIAIS

Escolher a Biblioteca de destino de acordo com o seu interesse, considerando a  oferta de imersão oferecida pelas Bibliotecas.
O candidato deve providenciar os seguintes documentos:
– Curriculum Vitae;
– Formulário de candidatura;
– Carta de recomendação elaborada pela direção da Biblioteca de origem;
– Comprovante de filiação da Biblioteca à CBBU se pertencer a uma biblioteca membro.
– Carta na qual o candidato justifica o motivo do seu interesse na imersão mencionando as atividades que deseja desenvolver na biblioteca parceira (que podem ser escolhidas no documento de oferta de mobilidade apresentados pelas Bibliotecas anualmente).
– Elaboração e envio de uma Plano de Trabalho.

RECEBIMENTO E DIVULGAÇÃO DOS PROJETOS DAS BIBLIOTECAS E DOS
CANDIDATOS SELECIONADOS

A CBBU , proponente e mediadora do  programa receberá:
1. os projetos das Bibliotecas
2. a manifestação de interesse dos candidatos,

A CBBU disponibilizará, segundo cronograma a ser divulgado previamente,  as oportunidades e ofertas enviadas pelas Bibliotecas.
A CBBU enviará às Bibliotecas os candidatos inscritos e esta devolverá a relação com os
selecionados.
Ao final, seguindo  o cronograma a CBBU divulgará no site, na lista CBBU e Facebook os resultados, bem como, enviará uma carta de aceitação enviada diretamente ao candidato e à coordenação da biblioteca de origem.
Os formulários de avaliação das bibliotecas e dos participantes serão recebidos e compartilhados com a biblioteca que ofereceu o programa e o participante.